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Marketing para restaurante: 5 dicas para divulgar seu bar ou restaurante na internet

Investir em marketing para restaurantes se tornou essencial, ainda mais se considerarmos a alta competitividade nesse segmento atualmente!
O comportamento e preferência dos consumidores mudou. Por isso, hoje dificilmente as pessoas se interessam por negócios que não estão online e que não investem em uma boa divulgação de seus produtos ou serviços.
Pensando nisso, apresentamos neste artigo 5 dicas de como divulgar seu bar ou restaurante na internet, utilizando estratégias efetivas e de baixo custo!

O que você vai encontrar:

  • Como elaborar um plano de marketing para restaurantes
  • 5 dicas de marketing para restaurante

Como elaborar um plano de marketing para restaurantes

Antes de falar sobre as dicas propriamente, precisamos entender o que é e como elaborar um plano de marketing para seu restaurante ou bar.
Essa é uma parte fundamental do processo porque de nada adianta aplicar várias estratégias de marketing isoladamente, sem que isso tenha uma coerência e esteja planejado para atingir um objetivo!

Analisando o mercado

A análise de mercado é uma avaliação completa dos aspectos internos e externos ao seu negócio. Nela, você deve considerar pontos fortes, limitações, oportunidades, riscos e muitos outros.
Dois pontos são especialmente importantes: a concorrência e seus clientes em potencial. Isso porque são os dois fundamentos que devem nortear sua estratégia de marketing para restaurantes.
Em relação ao primeiro ponto, uma preocupação de sua empresa enquanto bar ou restaurante deve ser o posicionamento de seus concorrentes – como presença digital, avaliações, se oferece serviço delivery, preços e descontos etc.
Já sobre os clientes em potencial, é importante definir e estudá-lo com profundidade. No caso de restaurantes e bares, as personas são pessoas que você pode alcançar por delivery ou que podem vir ao local de consumo – normalmente população local ou turistas.

Definindo um objetivo

Um plano de marketing para restaurantes só funciona se for bem elaborado e tiver um objetivo definido – isso é imprescindível!
Especialmente na internet, onde os internautas são bombardeados com informação 24h, um conteúdo estratégico e que atinja exatamente sua persona é o que fará diferença no sucesso ou fracasso de seus esforços.
Dentre os objetivos, você pode identificar a necessidade de:

  • Aumentar o número de vendas (seja durante ou aos fins de semana);
  • Conquistar a posição de melhor restaurante ou bar da região em um nicho específico;
  • Estimular as vendas por delivery e muitos outros.

Montando o plano

Agora que você já levantou informações essenciais para direcionar sua estratégia de marketing para restaurantes, é hora de montar um plano!
Nele, você deve descrever todas as ações, atribuições, responsabilidades e prazos.
Abuse da criatividade e insira o máximo de detalhes que conseguir. Por fim, não se esqueça de que você precisa segui-lo com foco!

5 dicas de marketing para restaurantes

Vamos praticar?
Confira a seguir nossa seleção de 5 dicas para divulgar seu bar ou restaurante na internet com sucesso:

  • Investir em um site

Um site é um espaço de comunicação própria de sua empresa com os clientes.
Ao contrário das redes sociais, que são espaços que utilizamos de um terceiro – uma empresa, o site é o seu local!
Com ele, você pode aumentar a visibilidade de seu bar ou restaurante, pois poderá ser encontrado pelos buscadores, além de melhorar a comunicação e trazer mais credibilidade a sua empresa.

  • Promova campanhas nas redes sociais

As redes sociais são poderosas aliadas do marketing de restaurantes!
Além de poder abusar dos posts de comidas e bebidas, é possível investir em anúncios que aumentarão ainda mais a visibilidade de seu negócio.
Uma dica é investir no Instagram para restaurantes, pois o apelo visual é muito efetivo para despertar o desejo de seu cliente por um prato ou bebida.

  • Defina uma identidade visual

O reconhecimento de uma marca ou empresa acontece de diversas formas, e sem dúvida a identidade visual é imprescindível nesse processo!
Aposte nessa criação e na divulgação de comunicações com a “cara” de seu negócio, isso fará toda diferença.

Leia Mais: Como criar um logo para o seu site

  • Crie um programa de fidelidade e descontos

Fidelizar clientes é uma ótima e barata estratégia de marketing para restaurantes!
Além de ser mais em conta do que investir em prospecção, o programa de fidelidade pode trazer um retorno de vendas muito bom – as pessoas sempre estão interessadas em ganhar benefícios por consumir.
Uma estratégia complementar é trabalhar com cupons de descontos, que também estimulam muito o consumo!

  • Aposte no delivery

Por fim, uma dica de ouro é apostar em um delivery de comida para seu bar ou restaurante. O delivery é a opção do momento para os clientes que desejam facilidade e comodidade.
Aplicativos como iFood e Rappi são alternativas para terceirizar esse serviço, e também há a opção de estruturar um sistema de entregas próprio – o que pode ser mais caro e trabalhoso.
O importante é que você dê esse passo para aumentar o alcance de seu bar ou restaurante, avaliando com cuidado!

E então, essas dicas foram úteis?
Aproveitamos para te convidar a conhecer nosso curso online gratuito de Boas práticas para seu negócio na internet, disponível no Collabplay.
Além dele, caso você se interesse em investir em campanhas e anúncios, recomendamos o curso Introdução ao Google Ads, que será de grande ajuda para impulsionar o marketing de seu restaurante.
Esperamos que tenha ajudado!
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