PORTFÓLIO:

Adeus às fraldas: como e quando desfraldar o bebê

À medida que o bebê vai crescendo, o “problema das fraldas” começa a se manifestar.
Mamães e papais ouvem não só uma, duas ou três, mas inúmeras vezes a famosa pergunta: mas ainda usa fralda? quando é que vai retirar?
O que as pessoas normalmente ignoram ou tem pouco conhecimento é que esse é um processo bastante complexo e que exige bastante cuidado e paciência dos pais.
A verdade é que não existe um plano infalível de desfralde, no entanto, algumas técnicas são usadas para incentivar o bebê a deixar a fralda o mais rápido e naturalmente possível. Confira minhas dicas:

Não repreenda

Por mais estranho que possa parecer, insistir no desfralde pode ter um efeito oposto ao desejado!
Por isso, a primeira dica é não repreender a criança e nem insistir demais no assunto.
As consequências de uma abordagem inadequada podem incluir trauma à criança, além de uma tendência a dificultar o processo que deveria ser simples.

Comece pelo dia

Parar de usar a fralda durante o dia é muito mais fácil do que à noite, que pode demorar até anos.
Isso porque no período diurno é possível monitorar a criança e conduzi-la a algumas ações que vão ajudar a inutilizar a fralda a longo prazo.
Uma estratégia indicada é que você leve a criança até o penico a cada hora, deixando livre para fazer as necessidades.
Essa é uma boa maneira de criar um hábito, ainda que muitas vezes a criança não faça nada.
Além disso, não esqueça de incentivar e parabenizar a criança por sua evolução. Uma sugestão interessante é dar pequenos prêmios caso ela peça para usar o troninho durante o dia.
Ofereça algo que ela realmente goste, como uma comida favorita ou um passeio para brincar. Isso vai funcionar como uma motivação.

Tenha mais paciência à noite

Como expliquei, o desfralde noturno é sempre mais difícil, por isso é preciso pensar a longo prazo e ter ainda mais paciência.
As dicas e recomendações nesse caso também são poucas, portanto dê tempo a você e à criança.
O básico da rotina diurna é sempre levar a criança para fazer xixi antes de dormir, o que claramente pode não ser suficiente, mas já ajuda.
Além disso, é recomendável que ela não tome líquidos nas últimas horas antes do sono. Assim, a pressão para urinar à noite será menor.
No mais, observe o progresso da criança nesse tempo. Se perceber que ela consegue passar uma semana sem molhar a fralda durante a noite, tente experimentar a próxima sem e assim por diante.

Quando começar com o desfralde

A dúvida mais comum e capciosa é exatamente sobre quando começar a implementar essas estratégias. E a resposta não poderia ser outra: DEPENDE!
Depende de cada caso, da rotina de sua casa, da sua criança, de diversos fatores externos e internos.
No entanto, em geral, a partir de dois anos é uma boa idade para iniciar o desfralde durante o dia.
Mas o mais importante é que você não tome esse tempo como uma regra, nem a experiência de outras mães e seus bebês… apenas tenha paciência e dê tempo ao tempo.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar abaixo!
Espero que tenha gostado.